As primeiras notícias sobre o potencial arqueológico do sudeste do Piauí surgiram através de fotografias de pinturas rupestres em cavernas da Serra da Capivara, mostradas à arqueóloga brasileira Niède Guidon, quando ela trabalhava no Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Antes disso, as comunidades tradicionais já possuíam uma relação harmoniosa e afetiva com os sítios arqueológicos, embora não tivessem conhecimentos científicos a respeito do que esse patrimônio representa hoje para o Brasil e para o mundo. Na série de vídeos divulgados pelo Instituto Olho D'Água (IODA), é possível perceber esta ligação a partir das entrevistas realizadas. 

Em parceria com a Documento Ecologia & Cultura e a Associação Tribos da Capivara, o IODA promoveu o Projeto "De Volta às Origens" com o propósito de registrar a memória do território, os saberes e todo o patrimônio histórico presente no município. Os resultados da iniciativa estão disponíveis no blog da Instituição.  

Assista, a seguir, os últimos vídeos que integram o projeto e abordam as inúmeras artes rupestres encontradas no Desfiladeiro da Capivara:

VÍDEO 6

VÍDEO 7

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água