A diretora do Instituto Olho D’ Água, Marian Helen Rodrigues, participou nesta semana da Jornada Pedagógica, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Coronel José Dias, no Piauí, aos educadores da cidade. O objetivo da Jornada foi o de orientar professores na realização de atividades pedagógicas direcionadas à valorização de uma identidade regional.

O evento foi realizado em parceria com a DOCUMENTO Ecologia & Cultura, empresa especializada em planejamento e gestão de Patrimônios Culturais. Durante a Jornada, Marian destacou o ensino das relações étnicas-raciais para o aprendizado de conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana, instituído como obrigatório pela Lei 10.639/03 nos currículos das escolas públicas e privadas.

A relevância de se elaborar materiais didáticos sobre os modos de vida regionais, com o objetivo de que os professores refletissem a respeito de suas raízes históricas, foi abordado pela diretora do Instituto Olho D’ Água. Na ocasião, os educadores ressaltaram alguns dos costumes da cultura de Coronel José Dias que gostariam que fossem perpetuados: as Festas de São Pedro, o sítio arqueológico de Pedra Furada e a preservação do Parque Nacional Serra da Capivara às gerações futuras.

No evento, Marian Helen apresentou experiências de projetos realizados pela DOCUMENTO no Brasil, como os promovidos com comunidades indígenas da Amazônia, além do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico Obras de Revitalização da AEIU Portuário “Porto Maravilha”, no Rio de Janeiro.  Ao final, uma exposição com artefatos pré-históricos e históricos de Coronel José Dias, e uma oficina de experimentação arqueológica em que os processos de construção de artefatos em pedra, em cerâmica e a confecção de tinta para arte rupestre foram apresentados aos participantes da Jornada.

Acompanhe as fotos abaixo:

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água