O Instituto Olho D’ Água (IODA), em parceria com a DOCUMENTO Ecologia & Cultura e a Associação Tribos da Capivara, promovem no dia 12/12 o início da Expedição Excelência “Nos Carreiros da Zuzu”, no Parque Nacional Serra da Capivara, em Coronel José Dias, município do Piauí.

A Expedição será guiada pelo presidente do Instituto Olho D’ Água, Jorlan da Silva Oliveira, sócio da Tribos da Capivara e um dos responsáveis pelas descobertas e conservação de dezenas de sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara e no seu entorno, e também por Marian Helen Rodrigues, doutoranda em Quaternário, Materiais e Culturas, educadora patrimonial e diretora-executiva do IODA.

A ideia da iniciativa é criar ações de valorização e preservação da história cultural da região, com base no conceito da arqueologia colaborativa. O envolvimento de sociedades locais em trabalhos como esse beneficia o andamento de diversos projetos realizados no território. Ao compreender as raízes de sua identidade, comunidades tradicionais tornam-se parceiras no fornecimento de informações, dados e conteúdos imateriais para as atividades de turismo cultural.

A Expedição Excelência fará o reconhecimento e o mapeamento do território de Serra da Capivara, cujo objetivo é a montagem de circuitos culturais alternativos no entorno do Parque, com opções interativas para todos os visitantes.

Um dos destaques desse patrimônio é Zuzu, esqueleto feminino mais importante da pré-história brasileira (e um dos mais antigos da América do Sul) encontrado no local. A estrutura óssea têm 12 mil anos e foi escavada em 1997, no sítio Coqueiros do Parque Nacional Serra da Capivara.

Veja abaixo, nas fotos de Flávio Veloso, a exposição de Zuzu:

Você pode ver as fotos na íntegra Clicando Aqui!

De acordo com a pesquisadora Drª Niède Guidon, esta importante descoberta, associada ao acervo cultural material da localidade (arte rupestre, cerâmica, indústrias líticas), infere na hipótese de que esse território foi habitado por grupos humanos desde o final do Pleistoceno. A informação dá à região o status de “Berço do Homem Americano e Patrimônio Cultural da Humanidade”, conferido pela UNESCO, e a coloca como um dos mais importantes roteiros turísticos do mundo.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água