Em novembro deste ano, o Instituto Olho D'Água (IODA), em parceria com a Documento Ecologia & Cultura e a Associação Tribos da Capivara, promoveram o Projeto "De Volta às Origens", iniciativa que teve o propósito de resgatar a cultura, os saberes e todo o patrimônio histórico presente no município de Coronel José Dias, no Piauí.

Os resultados desse projeto podem ser assistidos na série de vídeos que o IODA divulga no blog da instituição, com entrevistas de moradores de comunidades tradicionais. As produções trazem à tona todo o saber popular como fonte de informação sobre as relações estabelecidas entre a população de Coronel José Dias e os processos instituídos com a criação do Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio nacional que recebeu o status de “Berço do Homem Americano e Patrimônio Cultural da Humanidade”, pela UNESCO.

No vídeo a seguir, moradores do município falam a respeito da arte rupestre encontrada no Desfiladeiro da Capivara. Antes da criação do Parque, a comunidade local já conhecia o singular patrimônio cultural existente na região, plasmado nos abrigos sob-rocha da Serra Capivara, embora o referencial de valor e apropriação fosse outro. E é justamente essa a história que a comunidade regional nos conta nesse vídeo:

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água