Ao longo do tempo o homem buscou aprofundar seus conhecimentos sobre as plantas e seus usos. Os vegetais sempre estiveram presentes na história da humanidade, principalmente, na alimentação e na medicina. É nesse contexto que atua a Etnobotânica, por meio do estudo das interações dinâmicas entre as plantas e o homem, compreendendo, assim, o uso dos recursos vegetais por comunidades tradicionais. É uma área de pesquisa interdisciplinar que engloba diversos conhecimentos da antropologia cultural, botânica e ecologia.

Os estudos etnobotânicos contribuem para o aprimoramento do saber científico das espécies vegetais, mas também pode ser um importante fator de reversão do conhecimento fornecido pelos informantes para sua própria comunidade, tornando-se importante no resgate dos próprios valores das culturas que entram em contato.

O Brasil possui a maior biodiversidade vegetal do planeta, e os estudos etnobotânicos podem ser uma importante ferramenta para compreender os mais variados fatores referentes ao desenvolvimento de espécies utilizadas por populações que habitaram ou habitam diferentes biomas brasileiros.

Na história do Brasil, o primeiro registro etnográfico referente a plantas brasileiras foi realizado por Caminha, no ano de 1500. Espécies como o urucum e o inhame foram citados, aclarando que a primeira era utilizada pelos indígenas na pintura do corpo para rituais e proteção e, a segunda espécie, utilizada na alimentação (Ming, 2009).

Dentro do Projeto de Volta as Origens, que baseia-se em Permacultura na rubrica do Meio Ambiente Cultural, a ONG Instituto Olho D’Água constatou a necessidade de se estudar o uso das plantas pelas comunidades do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, primeiro para resgatar o conhecimento popular que está desaparecendo conforme a comunidade se torna mais urbanizada. Segundo que muitos remédios naturais que são indicados pelas comunidades têm fundamentos farmacológicos reais, mostrando a relevância de um estudo mais aprimorado.

Clique Aqui e veja as fotos pelo Blog!

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água