Chegamos ao término da I Expedição Excelência, que proporcionou uma experiência desafiadora e foi encarada com muita dedicação possibilitando, assim, o engrandecimento em vários aspectos do nosso Instituto. Esta foi uma viagem de alegrias, realizações e até mesmo tristezas, mas uma tristeza saudosista, daqueles que já não se encontram entre nós. Percebemos que é fundamental entendermos de onde viemos, quem foram os nossos antepassados: o que faziam, onde viviam, como viviam, o que construíram e o que herdamos. Em síntese, os seus modos de vida e o que deixaram de legado às novas gerações.

Nesta I Expedição muitas histórias foram contadas e registradas e assim, vamos construindo aos poucos o alicerce do mosaico das nossas Origens – Dos Povos da Capivara. A narrativa da jovem Maria Antônia Neta, de 15 anos, encerra está I Expedição:

“Ao sair da cede de Coronel José Dias me deparei com um maravilhoso cenário, com muita mata verde e o barulho dos pássaros. Cada árvore uma história para contar, eu estava acompanhada da minha vó, meu avô, meus tios e primos. Meu avô Lourival Dias Gomes relembrou o tempo de infância e se pôs a contar - que viviam lá com os pais e que a vida era saborosa mesmo tendo que trabalhar duro na lavoura, ajudar cuidar das cabras e tira frutas no pé.  O cajueiro, umbuzeiro e a goiabeira eram pontos de encontros com amigos para piqueniques e brincadeiras. De certa forma minha história começa lá, trouxe na memória a lembrança dos meus antepassados, toda uma geração nascida e crescida naquele lugar, as casas caídas, porém registradas. Lamento muito de não ter vivenciado tudo aquilo que me contaram - de correr e tomar banho nos caldeirões, de não ter feito piqueniques com tanta simplicidade.  Repassarei tudo o que ouvi ali às gerações futuras, porque uma história como essa jamais poderá cair no esquecimento – a história da minha família, dos meus antepassados, ou seja, a minha história. Ouvi falar também que todos os vizinhos eram unidos, tratados como irmãos, tudo era dividido. Tive a oportunidade não só de ouvir, mas sentir na pele tudo aquilo como se estive voltado no tempo e no espaço”. (Maria Antônia, 2014. Cel. José Dias).

Agradecemos:

“A todos os cidadãos cientistas, moradores dos municípios circunvizinhos ao Parque Nacional Serra da Capivara, que nos brindaram com seus saberes tradicionais”.

“Ao Grupo Documento e a todos os seus colaboradores, em especial, a doutora Erika Robrahn-Gonzalez por todas as suas orientações”.

“Aos sócios fundadores do IODA pelo trabalho, cooperação, compromisso e dedicação.”

“Ao ICMbio que autorizou a entrada da Expedição Excelência, no de Parque Nacional Serra da Capivara”.

“Aos nossos parceiros da Associação Tribos da Capivara, que sempre nos acompanharam”.

E desde já, deixamos o convite para o “I Encontro dos Povos da Capivara”, um congresso que será baseado nos saberes tradicionais das comunidades, no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara.

Acompanhe agora as últimas fotos da I Expedição Excelência do Projeto de Volta às Origens.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água