Em continuidade à série de vídeos que compõem o Projeto "De Volta às Origens", o Instituto Olho D'Água (IODA) divulga nesta segunda-feira (22/12) mais uma produção com entrevistas com moradores de comunidades tradicionais. Neste vídeo, há um registro das memórias, da infância e do dia a dia dessas populações em Coronel José Dias, no Piauí. 

Em parceria com a Documento Ecologia & Cultura e a Associação Tribos da Capivara, o IODA promoveu este projeto com o propósito de resgatar a cultura, os saberes e todo o patrimônio histórico presente no município. Os resultados da iniciativa estão disponíveis na série de vídeos que o IODA diariamente divulga no blog da Instituição.  Os conteúdos das entrevistas apresentam a sabedoria popular como fonte de informação sobre as relações estabelecidas entre a população de Coronel José Dias e os processos instituídos com a criação do Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio nacional que recebeu o status de “Berço do Homem Americano e Patrimônio Cultural da Humanidade”, pela UNESCO.

Nas falas da comunidade, é possível perceber a relação harmoniosa e afetiva dos moradores com a Serra da Capivara. Embora não possuíssem o conhecimento científico que esse patrimônio representa hoje para a região e para o mundo, eles já sabiam que havia algo de extraordinário e singular nesse território.

Acompanhe!

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água