“Molha-se o barro, somente o suficiente, achado o ponto sobem-se as paredes.  O vento e o sol ficam responsáveis por secar e, assim, surge uma casa, feita quase que de forma artesanal, sorrateira, silenciosa!”

 

Técnica milenar que atravessa culturas o adobe cru, ou tijolo cru, utiliza apenas matérias-primas naturais. Podendo ser utilizado na construção de casas, fornos e fogões de lenha, tudo de forma ecológica, simboliza a intensa relação entre o homem e a natureza.

O barro, junto com a pedra e a madeira, foi o primeiro elemento a ser modelado pelo homem. Caracterizada como uma arquitetura vernacular (arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente), está dentro do cenário da Permacultura que valoriza o saber fazer. Por várias gerações esse saber foi transmitido pela oralidade e está se esvaindo com o tempo. O Projeto de Volta às Origens busca valorizar e divulgar esse saber, por meio da Expedição Excelência.

Acompanhe o depoimento com fotos do senhor Lourival Dias Gomes, morador do município de Coronel José Dias no Piauí, sobre a construção das casas de adobe cru na antiga comunidade do Olho D’Água.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água