Exposição Oficina: Desenho - O Tatu e o Jegue

A ONG Instituto Olho D’Água propôs uma atividade lúdica e divertida para as crianças do município de Coronel José Dias/Piauí, desenhar e inventar estórias com os nossos mascotes “O Tatu e o Jegue”, elas tiveram a liberdade de se expressar através de traços e cores, mas algo inusitado aconteceu, percebemos que os desenhos eram mais do que simples traços, as crianças estavam passando uma visão de passado e presente. Neste processo criativo as crianças entenderam e externaram o mundo a sua volta. Foi perceptivo nas narrativas que o contexto em que vivem hoje é muito melhor do que no passado.

 

O desenho é uma das formas de expressão usadas pelo ser humano, desde os primórdios do processo de aprendizagem de nossa espécie: está presente na arte rupestre, nos primeiros sistemas de escrita com representação fonêmica, nos símbolos mais simples e nos mais místicos das sociedades humanas ao longo dos séculos. De alguma forma, o desenvolvimento das civilizações humanas guarda em si uma reprodução, em microescala, do desenvolvimento da criança ao longo dos anos de seu crescimento. Parte-se de transformar realidade em abstrações, e abstrações em representações gráficas, uma das formas de realidade expressadas em diversos suportes materiais: de paredes rochosas ao papel. A criança, desde os seus primeiros anos de vida, aprende a se comunicar com seu corpo, seus gestos, os sons, a fala e desta forma explora o mundo que a cerca, pois enquanto desenha ela está organizando e construindo no interior as ideias de mundo, expressando sentimentos que até então estavam escondidos.

 

As crianças desenharam solitariamente com os seus pares, interagiram, brincaram e deram diversos nomes aos mascotes do IODA. Porém, essa será uma outra parte, na qual, teremos uma oficina para escolhermos os nomes.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água

Comentários

  • Um trabalho fantástico que está sendo desenvolvido em parceria com a professora Maridete Gomes com alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Escolar Monsenhor Nestor em Coronel José Dias. É a comunidade com a comunidade. Parabéns!

  • Trabalho  lindo e criativo, percebemos que as crianças, possuem o senso de justiça e são sensíveis ao meio em que vivem.

     

This reply was deleted.