O agricultor Lourival Dias Gomes nasceu no povoado de Olho D’ Água, na divisa entre as cidades de Coronel José Dias e João Costa, no Piauí. Hoje com 63 anos, aposentado, Lourival é um dos membros das comunidades tradicionais que vivem nos arredores do Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio nacional que recebeu o status de “Berço do Homem Americano e Patrimônio Cultural da Humanidade”, pela UNESCO.
Lourival é um dos cientistas-cidadãos que integram as comunidades tradicionais de Olho D’ Água, antigos moradores da região e que possuem conhecimentos históricos e culturais formadores do Patrimônio Imaterial de Coronel José Dias.
Há muito tempo, os caminhos que cortam os boqueirões do Desfiladeiro da Capivara foi rota de passagem de comerciantes, agricultores, caçadores e de comunidades que viviam neste território, local propício para a caça de animais selvagens.
Ao longo do tempo, diversas estórias populares se propagaram na região, transformando-se em lendas, tais como a dos caboclos que assombravam viajantes e caçadores em defesa de seu território.
Assista, a seguir, vídeo que apresenta a cultura tradicional dos povos da Capivara, contada por Lourival Dias Gomes e também por vários outros cientistas-cidadãos, verdadeiros difusores de suas raízes e de sua identidade regional.
Comentários