Objetivo

O principal objetivo do Instituto Olho D´Água é a valorização da memória, tradição e identidade local, aliada a defesa do meio ambiente cultural e a promoção do desenvolvimento social sustentável.  Neste sentido, entende-se o Meio ambiente cultural como a soma do ambiente físico - geológica, geomorfológica, vegetacional, hidrológica e faunística, com o ambiente cultural – tangível (sítios arqueológicos milenares, formas de manejo ambiental, edificações historias) e intangível (conhecimentos e práticas tradicionais das comunidades).

 Para o cumprimento deste objetivo propõe-se inicialmente a produção de pesquisas e estudos, organizar a documentação e desenvolver projetos aplicados ao registro da memória do território e dos acervos culturais (material e imaterial) e dos direitos humanos e dos povos, principalmente das comunidades tradicionais que vivem na região.

  Como forma de fortalecer a cultura das comunidades tradicionais da região desenvolve-se atividades que valorizem suas manifestações culturais, especialmente seus conhecimentos tradicionais, os modos de manejo do território e suas redes de relações sociopolíticas. Neste sentido é fundamental o desenvolvimento de espaços educacionais e de memória que promovam o fortalecimento das identidades culturais dos povos tradicionais habitantes da região. No entanto, para que estas iniciativas educativas obtenham sucesso é necessária a criação de convênios e parcerias com entidades públicas, privados, nacionais e internacionais. Este objetivo é fundamental para a obtenção de recursos para o cumprimento das iniciativas educativas com a finalidade da preservação do Meio Ambiente Cultural.

 Finalmente, com o objetivo de incentivar a participação da comunidade local em iniciativas empreendedoras, pretende-se a realização de cursos de formação continuada para agentes locais em preservação do meio ambiente cultural, turismo sustentável, contadores de histórica, monitores de visitantes, gestores culturais no sentido de fomentar a sustentabilidade cultural e fruição social das comunidades envolventes ao Instituto.