A ONG Instituto Olho D’Água visa a valorização da cultura como vetor de desenvolvimento socioeconômico. Trabalhando com o conceito de permacultura, dentro do “Projeto Científico em Meio Ambiente Cultural”, que contextualiza colocando o homem trabalhando em comunhão com a natureza e o meio onde vive.

         Com intuito de registrar os saberes tradicionais dessas comunidades, no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, a ONG Instituto Olho D’Água criou o Projeto de Volta as Origens, que engloba diversos aspectos comuns, baseando-se na sustentabilidade cultural.

 A ONG Instituto Olho D’Água entende que a preservação do saber tradicional é indispensável para desenvolvimento sustentável, perpetuando o conhecimento para o futuro.  E o Projeto de Volta as Origens recria o cenário elencando os modos de vida, incluindo a arquitetura de taipas, identificando as crenças e os mitos. Isso tudo serve para que as comunidades tenham uma identidade cultural forte e que tenham orgulho de suas origens.

Ao longo da história o homem transformou a natureza em cultura, utilizando-se de elementos como localização geográfica e o clima para o seu desenvolvimento, formando assim, o conceito de permacultura.

A permacultura é uma filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado, e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer  área como um sistema único produto. -  Bill Mollison

De acordo com esse conceito, a permacultura busca projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades utilizando-se de formas sistêmicas de pensar, com princípios ecológicos, no caminho de um futuro sustentável.

Marcações: permacultura
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água