Os Stakeholders da ONG Instituto Olho D’Água se reuniram na cidade de São Paulo, em uma das sedes do Grupo Documento, para discutir uma nova fase no Projeto Arte na Serra. Projeto esse que participou da Expedição Nordeste Central, uma viagem feita pelo sertão nordestino para produzir um documentário sobre os mais diversificados projetos culturais aprovados pelo Programa do Banco do Nordeste de Cultura, com foco nos pequenos municípios dos estados do Ceará, Piauí e da Bahia. A Expedição Nordeste buscou ONGs e Institutos que cumprissem com o papel social de valorizar e democratizar a cultura local, transformado dessa forma a realidade dos municípios.

“Arte na Serra” é um projeto que busca envolver a comunidade do município de Coronel José Dias/Piauí que fica no entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara, no processo de apropriação e fruição do patrimônio arqueológico, utilizando-se de ferramentas pedagógicas em oficinas culturais e experimentações didáticas com um plano de sustentabilidade cultural. O Parque Nacional da Serra da Capivara é composto por um grande acervo arqueológico que evidencia a ocupação humana nas Américas, desde o período pleistoceno.

Dada à importância do complexo artístico rupestre, o projeto Arte na Serra, dentro da rubrica da Educação Patrimonial, envolve a comunidade no universo da arqueologia através da experimentação didática, mostrando como o homem pré-histórico utilizava dos recursos da natureza para pintar nos paredões rochosos, para fabricar seus instrumentos e objetos de uso cotidiano. Dessa forma, acontece uma aproximação dos bens arqueológicos, gerando conhecimentos inerentes à ciência, despertando, assim, um sentimento de pertencimento e apropriação consciente do patrimônio cultural local.

Saiba mais sobre o Projeto acessando o artigo Clicando Aqui.

Expedição Nordeste-Central - Três "Camaradas e um Niva" from James Gama on Vimeo.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água