Em 2014 o Instituto Olho D´ Água (IODA) completou um ano de atividades de preservação e valorização do meio ambiente cultural existente em Coronel José Dias, no Piauí. O período foi importante para o IODA na consolidação de seus objetivos, estratégias e projetos realizados com as comunidades tradicionais do município.

O “Projeto Arte na Serra: Educação Sempre dá Certo”, por exemplo, foi promovido na Unidade Escolar “Raquel Ferreira de Oliveira”, na metade do ano passado, com a proposta de envolver a população nos processos de apropriação, preservação e fruição do patrimônio arqueológico local.  

Em novembro, o IODA, em parceria com a Documento Ecologia & Cultura e a Associação Tribos da Capivara, realizou o Projeto "De Volta às Origens", que teve o propósito de resgatar a cultura, os saberes e todo o patrimônio histórico local. Os resultados desse projeto podem ser assistidos na série de vídeos que o Instituto divulgou em seu blog, com entrevistas de moradores de comunidades tradicionais. As produções trazem à tona todo o saber popular como fonte de informação sobre as relações estabelecidas entre a população de Coronel José Dias e os processos instituídos com a criação do Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio nacional que recebeu o status de “Berço do Homem Americano e Patrimônio Cultural da Humanidade”, pela UNESCO.

A continuidade da iniciativa pôde ser acompanhada com outra Expedição, a “Nos Carreiros da Zuzu”, no Parque Nacional Serra da Capivara. O objetivo desse projeto foi o de iniciar o trabalho de estruturação de circuitos culturais alternativos no entorno do Parque, com opções interativas para todos os visitantes. A ideia é criar um ecoturismo direcionado às ações de valorização e preservação da história local, com base no conceito da arqueologia colaborativa. Ao compreender as raízes de sua identidade, comunidades tradicionais tornam-se parceiras no fornecimento de informações, dados e conteúdos para as atividades de turismo cultural. 

Em 2015, o  IODA trará mais novidades sobre os circuitos culturais alternativos no Parque Nacional Serra da Capivara e também sobre o I Encontro dos Povos da Capivara, que acontecerá em Coronel José Dias, na Praça São Pedro, bairro mais antigo do município.

O Instituto Olho D´Água atua desde 2013 na criação de uma nova trajetória de valorização da cultura tradicional. Para isso, desenvolve pesquisas, atividades de registro de memória e ações educativas com as comunidades que vivem em Coronel José Dias e nas proximidades da região. Realiza atividades de inclusão social e de engrandecimento do Patrimônio Cultural de nosso País, nos modos de manejo do território e de suas redes de relações sociopolíticas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água