A história oral é uma das metodologias que mais se expandiu nos últimos anos, possivelmente pelo grande número de pesquisas realizadas sobre o nosso presente. Ocupando-se de aprofundar os conhecimentos sobre determinados temas referentes a realidade, estruturas sociais, padrões culturais e processos históricos.


Focada nas lembranças pessoais, os relatos orais constroem uma visão dinâmica da trajetória do grupo social ao qual pertence, ponderando esses fatos por sua importância. Indivíduos pertencentes a comunidades tradicionais registram sua própria visão do grupo ao qual estão inseridos. A narrativa oral consiste em uma importante fonte de pesquisa, permitindo em situação de entrevista, a aquisição de dados substanciais importantíssimos. As narrativas orais e a escrita completam-se mutuamente, cada uma delas tem características e funções especificas. Fontes orais não são sustentáculos de formas escritas tradicionais, pois tem utilidades inerentes diferentes, as fontes orais caracterizam-se pela transmissão de conteúdo que, geralmente, é passado de geração para geração ao longo tempo.


O indivíduo que narra sua história, não é constituído, ele próprio, como objeto do estudo, mas sim seus relatos de vida, que apresentam subjetivamente eventos vistos sob seu prisma, possibilitando, dessa forma, o aprimoramento do conhecimento das relações sociais e das dinâmicas inseridas ao objeto de estudo.


A fonte oral é peculiar, pois nela reside uma riqueza oferecida por significados e sentimentos expressos pelo narrador. Isso pressupõe que as fontes orais, permitem contar mais sobre os significados, que sobre os eventos, já que, baseia-se, muito mais na emoção do momento vivido do que na razão.


Acompanhe a narrativa do senhor Isaias Gomes Ferreira, morador do município de João Costa do Piauí, um dos cientistas cidadãos que conduziu a Expedição Excelência, no Parque Nacional Serra da Capivara.

Referências:

Jacques Le Goff - Memória

Enciclopédia Einaudi, vol.1 Memória/História,

MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL*
Michael Pollak

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.

Join Documento Cultural Olho D'água