Integra uma ampla gama de ações, pautadas na curadoria, análise científica e extroversão social dos diversos tipos de acervos que resultam das pesquisas desenvolvidas e compõe o patrimônio cultural. A esse patrimônio está integrado um conjunto de testemunhos materiais pré-históricos e históricos (incluindo artefatos de pedra, cerâmica, arte rupestre, objetos de uso cotidiano, cartografias, fotografias, documentos históricos, entre outros) e imateriais (entrevistas e filmagens de histórias de vida, entrevistas, lendas, rituais, danças, músicas, entre outros).
A organização desses bens, materiais e/ou imateriais, é feita no formato de acervos classificados segundo sua tipologia e proveniência. A partir daí, passam a ser integrados na Gestão do Conhecimento e resultam em diversos produtos de divulgação, educação patrimonial e inclusão social, como:
Todo este trabalho é baseado em uma metodologia integrada e uniforme, aplicada nas diversas etapas de tratamento dos acervos gerado pelas pesquisas (Campo, Laboratório, Gabinete). Esse processo está amparado pelas recomendações nacionais e internacional de guarda, proteção e preservação do patrimônio cultural, como garantia de sustentabilidade, responsabilidade social e fruição do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Este grupo foi criado para facilitar as discussões sobre as metodologias utilizadas no processamento de conhecimentos gerados por acervos patrimoniais. Entendemos que o tratamento dos acervos patrimoniais deve ser realizado de forma sustentável, levanto em conta a conscientização da comunidade em sua elaboração e manutenção.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Documento Cultural Olho D'água.
Os comentários estão fechados.
Comentários